Resultado de exames: Entrar

Catarata: o que é, sintomas e cirurgia

26/07/19

A catarata é uma das principais causas de cegueira no mundo. A doença é caracterizada pela diminuição de transparência da lente natural que temos no olho, o cristalino, cuja principal função é proporcionar o foco e qualidade da visão.

A perda gradual, progressiva e indolor da qualidade da visão pode demorar a ser percebida, entretanto alguns sintomas podem causar sérios danos desde o início, como eventuais e rápidos efeitos de halos e raios estrelados a partir de pontos luminosos, como faróis de carro ou iluminação pública, que podem levar à perda de reflexos durante a condução de um veículo.

O paciente começa a perder a sensibilidade ao contraste, a diferença entre as cores, o branco começa a ficar mais amarelado, apresenta dificuldades para ler ou dirigir, além de ficar mais tolerante à luz. A visão vai embaçando lentamente até que o indivíduo só enxergue apenas vultos e luzes.

A catarata pode ocorrer em qualquer idade, sendo congênita ou adquirida. Mesmo recém-nascidos podem apresentar catarata congênita, habitualmente relacionada a infecções ou outras alterações durante a gestação. Já em crianças e jovens, doenças metabólicas como o diabetes ou inflamações intraoculares podem levar ao surgimento da catarata. Entretanto, o tipo mais comum é a catarata senil, doença que faz parte do envelhecimento natural e que costuma aparecer a partir dos 50 anos de idade.

O procedimento cirúrgico

As tecnologias e técnicas empregadas estão bem estabelecidas, sendo considerada uma das cirurgias mais seguras e com melhores resultados. Hoje, a cirurgia é rápida, feita sob anestesia tópica, sem necessidade de oclusão do olho, com alta praticamente imediata, realizada através da assistência de um médico anestesista, ocasionando uma permanência total de duas ou três horas no hospital.

Fonte:

Dr. Eduardo Marback
Oftalmologista do Instituto Olhos Freitas

Especializado em Catarata;
Doutorado pela UNIFESP/EPM;
Professor Adjunto de Oftalmologia da UFBA;
Responsável pelo programa de treinamento em cirurgia de catarata (Fellowship) do Serviço de Oftalmologia da UFBA de 2003 até o momento.

MAIS Doenças Oculares


TWITTER
@OLHOSFREITAS

Unidade Mundo Plaza Av. Tancredo Neves, 620 - Mundo Plaza - 32º andar - Caminho das Árvores - Salvador

71 3330-6100

Marque sua consulta