Resultado de exames: Entrar

Cirurgias

Terapia Fotodinâmica

A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) constitui nos dias de hoje, a principal causa de cegueira legal no ocidente, na faixa etária superior a 50 anos.

Está presente em aproximadamente um quarto da população acima de 75 anos de idade. Com o aumento da longevidade, mais pessoas podem desenvolver a doença.

É uma enfermidade que causa a baixa de visão central, por vezes impossibilitando ao paciente uma qualidade de vida razoável, comprometida pela perda da independência de realizar atividades antes corriqueiras. A forma mais grave da doença, ocorre entre 10 e 15% dos casos, e é responsável pelos piores casos de baixa visão, estando relacionada à formação de uma membrana neovascular abaixo da retina.

Vários métodos de tratamento foram propostos e estudados, entretanto sem sucesso.

A vantagem proposta deste método é a destruição seletiva das membranas preservando o tecido retiniano, por meio de um corante administrado intravenosamente, a Verteporfirina (Visudyne, Novartis farmacêutica) e ativado no olho por meio de um laser não térmico de diodo. Pode resultar na estabilização ou melhora da visão com esta terapia. Uma das limitações deste tratamento é a necessidade de realização de novas sessões, mais comum após três meses.

Técnica de aplicação do PDT :O tratamento é feito em regime ambulatorial, sem necessidade de internação , e a anestesia é feita com colírio, com dilatação das pupilas. Em nossa clínica, o PDT é realizado em uma sala do centro cirúrgico preparada especialmente, com pouca iluminação, para que o corante não sofra transformações com a exposição à luz.

Da mesma forma, o paciente é orientado a não entrar em contato com a luz solar ou ambientes com muita luminosidade por um período de 2 a 5 dias após o tratamento, evitando eventuais queimaduras na pele, principalmente nas mãos. A quantidade de corante a ser infundida é calculada de acordo com a área de superfície corporal, e a mira do laser de acordo com o tamanho da lesão. Cinco minutos após o término da administração do corante por meio de uma bomba de infusão (10 minutos de duração), o laser não térmico é aplicado por 83 segundos (Duração total do procedimento em torno de 15 minutos).

A angiografia é repetida em três meses, para avaliar a efetividade do tratamento e necessidade de retratamento.

MAIS cirurgia


TWITTER
@OLHOSFREITAS

Unidade Mundo Plaza Av. Tancredo Neves, 620 - Mundo Plaza - 32º andar - Caminho das Árvores - Salvador

71 3330-6100

Marque sua consulta